É possível encontrar Deus na internet?

A internet é um novo caminho para levar as pessoas a Deus, um chamado à Igreja para de forma criativa e responsável aproveitar essa oportunidade que este meio de comunicação oferece para informar, formar, educar, rezar e evangelizar, para levar a todo lugar a Palavra de Deus, para fazer-se ao largo e lançar as redes, para chegar inclusive a quem vive na solidão e que talvez não abriria nunca a porta de sua casa.

E entre os milhões de pessoas que todos os dias navegam na internet, muitos podem encontrar palavras de esperança, de sabedoria, de paz, confrontar-se com outras experiências culturais e espirituais, abatendo as barreiras ideológicas, até descobrir novos horizontes.

Para a Igreja, o novo mundo do espaço cibernético é uma exortação à grande aventura do uso do seu potencial para proclamar a Cristo. Somente quando o homem ver o seu rosto e ouvir a sua voz, é que o mundo conhecerá a boa nova da nossa redenção. Esta é a finalidade da evangelização. E é isto que fará da Internet um espaço autenticamente humano, porque se não houver lugar para Cristo, não haverá lugar para o homem.

Ao refletirmos sobre a Internet, assim como acerca dos outros meios de comunicação social, queremos recordar que Cristo é o “protótipo da comunicação” 1 — a norma e o modelo da abordagem da comunicação, assumido pela Igreja, assim como do conteúdo que a Igreja tem o dever de comunicar. « Oxalá os católicos comprometidos no mundo das comunicações sociais anunciem a verdade de Jesus cada vez mais corajosa e impavidamente sobre os telhados, de tal maneira que todos os homens e mulheres possam ouvir falar do amor que está na autocomunicação de Deus em Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e para toda a eternidade »2.

.:: Virtudes para o bom uso da Internet segundo o Papa João Paulo II
A todas as pessoas de boa vontade. Então, finalmente gostaria de sugerir algumas virtudes que precisam de ser cultivadas por todos aqueles que desejam fazer bom uso da Internet; o seu exercício deveria fundamentar-se e ser orientado em conformidade com uma valorização realista dos seus conteúdos.
É necessária a prudência em ordem a observar claramente quais são as suas implicações — o potencial para o bem e para o mal — neste novo instrumento de comunicação e a enfrentar de maneira criativa os seus desafios e as suas oportunidades.
É preciso que aja justiça, de maneira especial para eliminar a divisão digital — o fosso entre as pessoas ricas de informação e as outras que são pobres de informação no mundo de hoje.3 Isto exige o compromisso em benefício do bem comum internacional, não menos do que a « globalização da solidariedade ».4
São necessárias a fortaleza e a coragem. Isto significa que se deve defender a verdade diante do relativismo religioso e moral, o altruísmo e a generosidade perante o consumismo individualista, e o decoro face à sensualidade e ao pecado.
É preciso toda a temperança — uma abordagem disciplinada deste instrumento tecnológico surpreendente, a Internet, a fim de o utilizar de maneira sábia e exclusivamente para o bem.
___________________________________________
(1) Communio et progressio, n. 10.
(2) João Paulo II, Mensagem para o XXXV Dia Mundial das Comunicações, n. 4, 27 de Maio de 2001.
(3) Cf. Ética na Internet, nn. 10 e 17.
(4) João Paulo II, Discurso ao Secretário-Geral da O.N.U. e à Comissão Administrativa de Coordenação das Nações Unidas, n. 3, 7 de Abril de 2000.
(5) Igreja e Intenet, João Paulo II

(6) Mensagem do Santo Padre para a Celebração do 36º Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 12 de maio de 2002.

José Felipe Barbosa Júnior

Anúncios

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de "Kerigma, A Proclamação da Palavra". Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s