Humildade, mansidão e generosidade, este é o estilo cristão – o Papa na Missa em Santa Marta

Nesta quinta-feira na Missa em Santa Marta o Papa Francisco apresentou na sua homilia o estilo cristão que passa pela cruz e é um caminho que leva à alegria: um caminho de humildade, mansidão e generosidade. Partindo do Evangelho de S. Lucas o Santo Padre refletiu sobre esta frase de Jesus: “Se alguém quer vir após de mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-me.” Segundo o Papa a vida cristã não pode ser vivida fora deste caminho:

Nós não podemos pensar a vida cristã fora deste caminho. Sempre há este caminho que Ele fez primeiro: o caminho da humildade, o caminho mesmo da humilhação, de aniquilar-se a si mesmo e depois ressurgir. Mas, este é o caminho. O estilo cristão, sem cruz não é cristão, e se a cruz é uma cruz sem Jesus, não é cristã. O estilo cristão pega na cruz com Jesus e continua em frente. Não sem cruz, não sem Jesus.”

E este estilo nos salvará, vai nos dar alegria e nos fará fecundos, porque este caminho de renegar a si mesmo é para dar vida, é contra o caminho do egoísmo, de ser ligado a todos os bens e apenas para mim… Este caminho é aberto aos outros, porque no caminho que fez Jesus, de aniquilamento, aquilo caminho foi para dar vida. O estilo cristão é precisamente este estilo de humildade, de suavidade, de mansidão.” (RS)

Anúncios

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de "Kerigma, A Proclamação da Palavra". Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s