A receita do Papa Francisco para fazer o amor durar

Hoje em dia existe muito medo de tomar decisões definitivas, como a de casar-se, pois as pessoas consideram impossível manter o amor vivo ao longo dos anos. O Papa Francisco fala deste tema e nos convida a não nos deixarmos vencer pela “cultura do provisório”, pois o amor que fundamenta uma família é um amor para sempre.

O que entendemos por “amor”?

Com a sabedoria e a simplicidade que o caracterizam, o Papa Francisco começa com um importante esclarecimento sobre o verdadeiro significado do amor, já que, diante do medo do “para sempre”, muitos dizem: “Ficaremos juntos enquanto o amor durar”.

Então, ele pergunta: “O que entendemos por ‘amor‘? Só um sentimento, uma condição psicofísica? Certamente, se é assim, não se pode construir nada sólido. Mas se o amor é uma relação, então é uma realidade que cresce, e também podemos dizer, por exemplo, que se constrói como uma casa. E a casa é construída em companhia do outro, não sozinhos! Não queiram construí-la sobre a areia dos sentimentos, que vão e vêm, mas sim sobre a rocha do amor verdadeiro, o amor que vem de Deus.”

“O matrimônio é um trabalho de ourivesaria que se constrói todos os dias ao longo da vida. O marido ajuda a esposa a amadurecer como mulher, e a esposa ajuda o marido a amadurecer como homem. Os dois crescem em humanidade e esta é a principal herança que deixam aos filhos”, acrescenta.

Três palavras mágicas para fazer o casamento durar

Papa esclarece que o “para sempre” não é só questão de duração. “Um casamento não se realiza somente se ele dura, sua qualidade também é importante. Estar juntos e saber amar-se para sempre é o desafio dos esposos.”

E fala sobre a convivência matrimonial: “Viver juntos é uma arte, um caminho paciente, bonito e fascinante (…) que tem regras que se podem resumir exatamente naquelas três palavras: ‘posso?’, ‘obrigado’ e ‘desculpe'”.

“‘Posso?’ é o pedido amável de entrar na vida de alguém com respeito e atenção. O verdadeiro amor não se impõe com dureza e agressividade. São Francisco dizia: ‘A cortesia é a irmã da caridade, que apaga o ódio e mantém o amor‘. E hoje, nas nossas famílias, no nosso mundo amiúde violento e arrogante, faz falta muita cortesia.”

“Obrigado’: a gratidão é um sentimento importante. Sabemos agradecer? (…) É importante manter viva a consciência de que a outra pessoa é um dom de Deus, e aos dons de Deus diz-se ‘obrigado’. Não é uma palavra amável para usar com os estranhos, para ser educados. É preciso saber dizer ‘obrigado’ para caminhar juntos.”

“‘Desculpe’: na vida cometemos muitos erros, enganamo-nos tantas vezes. Todos. Daí a necessidade de utilizar esta palavra tão simples: ‘desculpe’. Em geral, cada um de nós está disposto a acusar o outro para se desculpar. É um instinto que está na origem de tantos desastres. Aprendamos a reconhecer os nossos erros e a pedir desculpa. Também assim cresce uma família cristã.”

Finalmente, o Papa acrescenta, com bom humor: “Todos sabemos que não existe uma família perfeita, nem o marido ou a mulher perfeitos. Isso sem falar da sogra perfeita…”.

E conclui: “Existimos nós, os pecadores. Jesus, que nos conhece bem, ensina-nos um segredo: que um dia não termine nunca sem pedir perdão, sem que a paz volte à casa. Se aprendemos a pedir perdão e a perdoar aos outros, o matrimônio durará, seguirá em frente.”

LaFamilia.info via Aleteia

Anúncios

17 comentários sobre “A receita do Papa Francisco para fazer o amor durar

  1. NÃO TENHAIS MEDO, DEUS ,NOS FORTALECE QUANDO FAZEMOS POR MERECER SUAS BENÇÃOS E GRAÇAS, E SE ELE É POR NÓS QUEM PODE SER CONTRA NÓS.

  2. Papa Francisco não é um homem deste Tempo!…É um homem que Vive e Conhece bem este Tempo, daí que as suas palavras sejam inovadoras e actuais!… Saibamos ouvi-las e aceitá-las!…

  3. que DEUS continue a iluminar as mensagens que ele nos transmite

  4. Cortesia,gratidão e perdão são o toque divino que humaniza…para o amor ao próximo!

  5. A convivência não é fácil, ela precisa incorporar todos esses ensinamentos.

  6. NÃO ACHO QUE SEJA UTOPIA AGIR ASSIM, ACHO QUE AS PESSOAS ESTÃO TORNANDO OS SENTIMENTOS PUROS EM BANALIDADE, COMO SE FOSSE RIDÍCULO AMAR PROFUNDAMENTE, DESDE CEDO ENSINANDO AS CRIANÇAS A SEREM EGOÍSTAS E COMPETITIVAS, E SE TORNAM ASSIM QUANDO ADULTAS ADULTAS; AS PESSOAS SE CASAM HOJE SÓ POR STATUS, PRA MUDAR O ESTADO CIVIL OU POR DESEJO SOMENTE, ESQUECEM-SE DO MAIS IMPORTANTE… O AMOR! MAS O AMOR VERDADEIRO, NÃO ESSE QUE ACABA COM O TEMPO, MAS O AMOR QUE SE TRANSFORMA, QUE AMADURECE E FAZ BEM. O AMOR QUE HOJE MUITOS DIZEM, É AQUELE DOENTIO, QUE NÃO RESPEITA, QUE QUER AQUELA PESSOA PERFEITA, NÃO SOMOS PERFEITOS, ESTAMOS AQUI PARA CHEGARMOS A PERFEIÇÃO, PARA TENTARMOS SER UM POUQUINHO PARECIDOS COM O AMOR DE DEUS E MAIS NADA, NADA LEVAMOS DESTA VIDA, A NÃO SER NOSSA ALMA, E QUANTO MAIS PURA E VERDADEIRA ELA FOR, MAIS TERÁ VALIDO A PENA VIVER…

  7. tudo se resume a respeito, e ser verdadeiro, ser aquilo que se e, essas tres palavras, são somente palavras, se quem pede não o faz com sinceridade,
    quem vive realmente tem esse sentimento, não precisa pedir, porque o parceiro sabe oque se passa com a pessoa que divide a vida. Amor não se transforma, ele existe, ou não existe.

  8. Ele é realmente um enviado de Deus ele é maravilhoso sensível!

  9. Tudo se resolve nas três palavras , mas tem a força maior , que é o amor .
    Agradecer a Deus todo momento pela capacidade de doar , ter o carinho em todos momentos da vida .

  10. Que a Sagrada família de Nazaré nos fortifique na fé pra vicermos o verdadeiro sentido do amor. Sagrada familia,Santificai e abençoai as nossas familias.

  11. Hoje em dia, está muito difícil, colocar isso em prática. Mas. se tiver força de vontade e se desejar realmente que o casamento dure, deve – se seguir estes ensinamento do Papa .

  12. O Amor entre o casal é maravilhoso e construí-se não sobre a areia dos sentimentos, que vão e vêm, mas sim sobre a rocha do amor verdadeiro, o amor que vem de Deus.
    O matrimónio constrói-se dando-se um ao outro dia após dia.
    Deus é o centro do casal, formando então uma família firme em Deus.
    Família que hoje pode ser a salvação para o mundo!!

  13. Ele é um ser iluminado….Realmente uma família não se começa do nada….O Amor vem de Deus…casamento é doação

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de "Kerigma, A Proclamação da Palavra". Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s