A procissão de entrada se organiza da seguinte forma:

Á frente vai a cruz processional levada normalmente por um acólito instituido, na sua falta por um acólito não-instituido.
Podem preceder a cruz o turíbulo com incenso e a naveta
Ao seu lado vão os círios acesos, na mesma quantidade que se pode colocar no altar. Pelo menos dois (missas feriais), ou quatro (nas festas) ou seis (solenidades) ou até sete na missa pontifical do Bispo diocesano.

Seguem então os ministros por ordem de hierarquia. Primeiro todos os acólitos não-instituidos, nesse grupo se encontram os seminaristas que não tenham sido instituidos em nenhum ministério. Vão então os leitores instituidos, os acólitos instituidos.
Segue então o diácono que leva o evangeliário, que o lerá. Ele será o primeiro dos diáconos, pode ir ao centro da procissão, embora no Vaticano siga normalmente em uma das duas filas.
Vão então os demais diáconos, geralmente organizados de acordo com o tempo na ordem dos diáconos, os mais jovens à frente seguidos pelos mais antigos.

Os presbíteros concelebrantes, organizados da mesma forma.
Se houver bispos concelebrantes, seguem dois a dois, logo após os presbíteros, respeitando-se a ordem de precedência.
O Bispo celebrante segue atrás de todos precedido por dois diáconos assistentes e seguidos por quatro acólitos-assistentens.
MECE’s, leitores não-instituidos e outros não tomam parte na procissão de entrada, mas permanecem na assembleia e só se aproximam do presbitério para realizar seu ofício.
No caso de não haver diácono, o evangeliário pode ser levado por um leitor, afim de manter a mesma ordem, isto é, com o evangeliário dividindo os clérigos dos leigos, parece oportuno que seja não o primeiro, mas o último dos leitores.

Anúncios

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de "Kerigma, A Proclamação da Palavra". Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s