Um bispo Summorum Pontificum nomeado por Francisco.

Por Pedro Henrique Abreu Santos | Fratres in Unum.com – Recentemente o Vaticano tornou publico a nomeação do Rev. Pe. Robert Byrne, CO, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Birmingham, Inglaterra. Esse fato me pareceu despercebido no Brasil, mas causou um grande impacto na Europa e mais ainda no Reino Unido. Diversos meios de comunicação católicos noticiaram em primeira pagina a nomeação, como o famoso Catholic Herald e o Catholic News Service

Uma série de fatores fazem dessa nomeação de suma importância. Primeiramente, ele é o primeiro bispo ingles do Oratório de São Felipe Neri há 140 anos. Os oratorianos estão intimamente ligados ao ressurgimento católico na Inglaterra. Com a conversão do cardeal Newman à verdadeira fé, os oratorianos se expandiram consideravelmente pelo Reino Unido e hoje já contam com 5 oratórios estabelecidos e outros em formação.

Segundo fato que foi amplamente noticiado por aqui: Pe. Robert Byrne celebra a missa tradicional diariamente desde que se ordenou padre. Ele é certamente um dos primeiros bispos nomeados apos o Concílio Vaticano II a celebrar a missa tradicional diariamente de forma pública. Isso realmente é algo importante e deve impulsionar ainda mais a Tradição na Inglaterra, que, em comparação a outros países, possui um forte movimento tradicional encabeçado pelos próprios oratorianos e pela Latin Mass Society.

Um terceiro fator de suma importância é o fato de Birmimgham ser a Arquidiocese mais importante do Reino Unido, seja pelo histórico papel no ressurgimento católico no país, seja pelo número de fieis, seja pelo fato de o seminário da arquidiocese de Birmingham receber seminaristas de diversas dioceses inglesas (como Nottingham, Clifton e Shrewsburry). Certamente, Mons. Byene como bispo auxiliar poderá interferir de forma muito positiva na formação dos futuros sacerdotes ingleses.

Anúncios

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de "Kerigma, A Proclamação da Palavra". Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s