Ser ou Tornar-se?

Certamente muitas vezes nos fazemos perguntas do tipo: “Quem sou eu? O que devo ser? Como?… Afinal de contas, como é que eu sou mesmo? Ah… Deixa pra lá… O importante é continuar a vida.”

Confundimo-nos o tempo todo acerca de nós mesmos e preferimos até não entrarmos profundamente nesses questionamentos existenciais.

Na verdade, nos tempos de hoje, muitas pessoas vão se tornando um pouco de cada coisa que admira, de um ator ou atriz que ache perfeito, de um modelo que a sociedade cria como padrão, de uma moda do momento, de alguém de quem gosta ou com quem convive, sem se dar conta de que O QUE SE É não pode ser substituído e nem deve SE TORNAR desfigurado. Aqui entra então uma pergunta chave: SER OU TORNAR-SE? São duas perguntas que talvez tenham uma só resposta.

Muitas vezes parece que se não entrarmos neste ou naquele padrão deixamos de existir, deixamos de ser importantes, deixamos de SER. E isto não é verdade, só poderemos de fato existir quando assumirmos quem NÓS SOMOS: Filhos de Deus, chamados a NOS TORNARMOS santos, a sermos no meio da massa um diferencial, assumirmos uma individualidade original, sem diminuir a personalidade, as qualidades, os talentos. Pelo contrário, assim é que vamos potencializar o que há de melhor em nós.

O SER está ligado diretamente a nossa identidade ontológica, mais original, em outras palavras a nossa perfeição querida por Deus. A partir daí vem o TORNAR-SE. SER aquilo que Deus me criou para ser e TORNAR-ME aquilo que sempre fui em seu coração. Observando por este ângulo, nos parece que as duas coisas na verdade são uma só.

Recordemo-nos aqui das palavras de João Paulo II: TU TE TORNAS AQUILO QUE CONTEMPLAS. É preciso perceber onde estão parando os nossos olhos, quais valores temos absorvido nestes tempos, o que tem sido a minha pedra de toque, aquela que por ela eu escolho me definir ou até me desenhar, me modelar…

TORNAR-SE é voltar, mudar para, recuperar, cair em si, restituir… Não podemos trilhar esse caminho tendo os modelos errados ou querendo diminuir o nosso ser ontológico e a vontade de Deus para nós. Faz-se necessário hoje se determinar pelo nosso original que só descobriremos na relação com Deus pela oração.

Como nos diz Santa Teresinha: SOU O QUE DEUS PENSA DE MIM. Conversar com Deus sobre nós mesmos deve se tornar interessante. Devemos substituir o medo ou o peso pela realização e admiração, porque descobrir-se é descobrir Deus e seu amor e vice-versa. Conversar sobre nossas escolhas, comportamentos, valores etc.

Conversar com Deus sobre nós deve ser tarefa diária, deve ser escolha constante porque nunca iremos encontrar quem somos e o que devemos nos tornar fora de nós ou em padrões em que queiramos nos encaixar. Esconde-se no coração de Deus o nosso SER MAIS PERFEITO e que deve ser o referencial para nós.

Não resta dúvida de que SER SANTO é SER PLENAMENTE ORIGINALE TORNAR-SE PLENAMENTE FELIZ. Isto não é uma mentira nem utopia.

Que João Paulo II e Santa Teresinha intercedam por cada um de nós nesta busca pelo nosso SER E POR NOSSA SANTIDADE.

 

Fonte: Comuidade Shalom

Anúncios

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de "Kerigma, A Proclamação da Palavra". Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s