‘Vai ser especial’, diz brasileira que assistirá à canonização de papas

O Vaticano promete uma cerimônia simples para comemorar a canonização dos papas João Paulo II e João XXIII neste domingo (27). Mas isso não é problema para os fiéis brasileiros que decidiram cruzar o Atlântico para participar, in loco, da celebração.

Eles já estiveram outras vezes no Vaticano, mas nunca conseguiram ver o Papa João Paulo II, pois o líder da Igreja Católica estava fora do país nessas ocasiões.

“Ele era um Papa muito carismático. E o João XXIII não é da minha época, mas minha mãe comentava muito sobre ele. Ela dizia que era um Papa santo, mesmo antes de se falar em canonização”, lembra Maria Luiza, que comprou o pacote de viagem há mais de 5 meses.

O grupo do qual a pediatra faz parte saiu do Brasil na terça-feira (22). O passeio inclui visitas a cidades italianas como Veneza, Pádua e Assis, e ainda passa por Portugal (Lisboa e Fátima), entre outras localidades, com a presença de um guia que fala português em todo o trajeto.

“Unimos o útil ao agradável. Eles vão visitar outros santuários, outras atrações turísticas e, no dia da canonização, estarão em Roma”, diz Luiz Scavone, proprietário da operadora de turismo Destine, que organizou a viagem.

É um privilégio conseguir ver a canonização de dois papas. João Paulo II era muito carismático.”
Maria Luiza Fonseca,
pediatra

A empresa, especializada em pacotes religiosos, lançou esse no fim do ano passado. “Assim que saíram as datas, já realizei os bloqueios nas empresas aéreas”, diz Scavone.

Também voltada para o turismo religioso, a operadora Século XXI ofereceu não uma, mas sete opções de pacotes para a canonização dos dois papas.

O mais simples, de cinco noites em Roma, é voltado aos turistas que querem apenas participar da cerimônia. Os demais incluem outras cidades da Itália e também mais países europeus.

“Tivemos reservas para todas as datas de saídas. Não houve procura de grupos grandes, mas tivemos muitos passageiros individuais, casais ou grupos pequenos de parentes ou conhecidos da mesma paróquia”, afirma Pedro Martinez, presidente da operadora, que também lançou os pacotes assim que soube da data da canonização de João Paulo II e João XXIII.

Até 7 milhões de pessoas
Segundo o Vaticano, a cerimônia de canonização dos dois papas será bem mais “sóbria” que a cerimônia de beatificação de João Paulo II, ocorrida em 2011, que durou três dias e custou cerca de US$ 1,65 milhão (R$ 3,7 milhões).

As igrejas do centro de Roma ficarão abertas durante toda a noite deste sábado (26) para vigílias e confissões.

Neste domingo, às 10h, estão previstas uma missa e a cerimônia de canonização presididas pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro. O Papa emérito Bento XVI afirmou que também participará da cerimônia.

Anúncios

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de "Kerigma, A Proclamação da Palavra". Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s