REFERINDO-SE A JESUS

Os títulos de Jesus invocam características inerentes à Sua Pessoa, de modo que podem ser usados no lugar de Seu Nome. São muito comuns em todo o Cristianismo, embora algumas de suas realizações sejam frequentes entre cristãos ortodoxos. Alguns desses títulos são:

CRISTO (Χριστός – Khristos) – “O Ungido”, originalmente era usado como tradução do hebraico מָשִׁיחַ (mashiakh), Messias, e no Novo Testamento era usado em reconhecimento de Jesus como o Messias de Israel. Embora tenha, ainda hoje, esse sentido primeiro, passou a ser parte do nome de Jesus, deixando de ser um título propriamente dito.

SENHOR (Κύριος – Kyrios) – Usado em reconhecimento da divindade e soberania de Cristo. Na Septuaginta, Kyrios é usado em lugar do tetragrama, designando Deus.

VERBO (Λόγος – Logos) – Também designa a divindade de Cristo, e é usado primeiramente no Evangelho de São João, para afirmar que o Logos existe desde sempre, e é Deus.

PANTOKRATOR (Παντοκράτωρ) – Comumente traduzido por Todo-Poderoso, sua tradução mais literal (e em melhor acordo com a visão ortodoxa), é “Aquele que tudo governa”. Denota a soberania de Cristo sobre todas as coisas, de modo que nada ocorre em oposição à sua vontade.

DOADOR DA VIDA (Ζωοδοτης – Zoodotes) – Usado também para o Espírito Santo, reconhece Cristo como a fonte da vida, sem o qual nada é.

ANCIÃO DOS DIAS (Παλαιός των Ημερών – Palaios ton Hemeron) – Reconhece Cristo como eterno, anterior à criação do Universo, e preexistente à Sua encarnação.

 

Via Cristianismo Ortodoxo

Anúncios

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de "Kerigma, A Proclamação da Palavra". Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s