Vaticano organiza a primeira Jornada Mundial para idosos e avós

O primeiro encontro internacional de pessoas da terceira idade, organizado pelo Pontifício Conselho para a Família, acontecerá no domingo 28 de setembro, na Praça de São Pedro, em Roma.

“Dezenas de milhares de idosos de todo o mundo participarão e encontrarão o papa Francisco para celebrar juntos esta fase da vida, riquíssima de significados”, afirma um comunicado da sala de imprensa da Santa Sé, divulgado hoje. O texto diz que “o Santo Padre recordou diversas vezes a tragédia da ‘cultura do descarte’, típica de ‘um povo que não cuida dos seus idosos’ e na qual ‘os anciãos são descartados com atitudes baseadas em uma eutanásia oculta’”.

Referindo-se ao evento, o presidente do Pontifício Conselho para a Família, dom Vincenzo Paglia, declarou que “o encontro coincide exatamente com a jornada de oração pelo sínodo da família” e que a família “é o lugar primário onde um idoso pode viver dentro de uma rede de relações que o apoiam e que ele mesmo é chamado a vivificar e a enriquecer”. Paglia destacou que “os idosos não são apenas objeto de atenção e de cuidado, mas também sujeitos de uma nova perspectiva de vida”.

“Este evento parte da ideia de que ser idoso não é um naufrágio, mas uma vocação. Graças a Deus, os anos da vida vêm se prolongando, embora não tenha se desenvolvido sobre isto uma reflexão adequada. Não existe nem na política, nem na economia e menos ainda na cultura”.

“Temos que repensar a velhice, repensar o papel dos idosos na Igreja e no mundo. E a Igreja também tem que fazer isso a respeito deles”.

O arcebispo concluiu: “Existe uma cultura que os idosos podem transmitir, uma cultura de não enxergar a debilitação da vida como a tragédia final, mas sim como um testemunho de esperança além da vida presente”.

A programação do evento, para o qual é necessário inscrever-se, estará disponível a partir de 14 de julho no site http://www.familia.va

Anúncios

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de "Kerigma, A Proclamação da Palavra". Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s