O que é missa tridentina??

 A forma extraordinária do Rito Romano é também conhecida como rito tridentino, rito de São Pio V ou Missa tridentina. Tem esse nome porque foi a forma da Missa compilada pelo Papa São Pio V, logo após o Concílio de Trento. Boa parte de sua estrutura, no entanto, vem de épocas anteriores, e podemos dizer com segurança que, salvo alguns ajustes, essa forma do Rito Romano foi celebrada pela Igreja por mais de mil anos, tendo sido vivida, celebrada e querida por um sem número de santos importantes da Igreja, como São Francisco de Sales, Santa Teresa de Ávila, Santa Terezinha, São João Bosco, Padre Pio e muitos, muitos outros.

Em 2007, o Papa Bento XVI, por meio do Motu Proprio Summorum Pontificum, a definiu como “forma extraordinária do Rito Romano”, e assegurou a plena liberdade para que fosse celebrada em qualquer paróquia do mundo. [E em 2011, a Comissão Ecclesia Dei emitiu uma Instrução sobre a aplicação do Motu Proprio, Instrução Universae Ecclesiae]

Padre de costas?

O sacerdote, na verdade, não está ‘de costas para o povo’. Não é assim que deve ser interpretada a posição dele no altar. Ele, como os fiéis, está de frente para Deus (versus Deum), agindo como um guia do povo na oração pública, que é a Missa. Vale informar que essa posição do sacerdote no altar nunca foi abolida pela Santa Madre Igreja, sendo opcional celebrar assim mesmo a Missa nova (ou forma ordinária do rito romano).

Em latim?

O latim é o idioma oficial da Igreja Católica, sinal de sua universalidade. Se mais Missas fossem celebradas em latim, deixando os fiéis mais habituados ao idioma, seriamos capazes de compreender as partes principais da Missa em qualquer país de rito romano em que estivéssemos. Além disso, a manutenção do latim na Missa garante que não ocorram erros de tradução dos missais, tão comuns em diversas partes do mundo onde se reza em vernáculo.

Insta ressaltar que, durante a missa, é emprestado aos fiéis um missal bilíngue (latim/português) para acompanhar a celebração do Santo Sacrifício.

Geralmente as mulheres usam véu (escuro para as casadas e viúvas e claro para as moças), roupa descente nem é preciso dizer, visto que em todas as ocasiões se faz necessárias estas vestimentas.

O canto é o gregoriano, Canto Oficial da Igreja, admitindo, em alguns casos, o polifônico.

Conheça mais sobre a Missa Tridentina e junte-se a nossa causa!!

Fonte:
http://auxiliodoscristaos.blogspot.com.br/2012/04/o-que-e-missa-tridentina.html

Anúncios

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de "Kerigma, A Proclamação da Palavra". Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s