Natal: Papa sublinha «novidade de Deus»

Cidade do Vaticano, 19 dez 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que o Natal celebra a “novidade de Deus” que cria de novo o mundo, “de um modo ainda mais maravilhoso”.

“Abramo-nos ao Espírito de Deus. Nós, sozinhos, não conseguimos: é Ele que pode fazer as coisas”, declarou, na última homilia de 2014 na Missa matinal celebrada na capela da Casa de Santa Marta.

A reflexão partiu dos relatos bíblicos dos nascimentos milagrosos de Sansão e João Batista, cujas mães eram estéreis.

“Este é um sinal da humanidade incapaz de dar um passo em frente”, observou Francisco, para quem “da esterilidade, o Senhor é capaz de recomeçar uma nova descendência, uma nova vida”.

“É esta a mensagem de hoje. Quando a humanidade acaba e não pode prosseguir, chega a graça e chega o Filho, trazendo a Salvação. E aquela Criação ‘esgotada’ deixa lugar à nova criação”, prosseguiu.

A intervenção centrou-se depois na necessidade de a Igreja ser “mãe” e não uma “empresária”, ocupada com negócios.

“A Igreja é mãe e torna-se mãe somente quando se abre à novidade de Deus, à força do Espírito. Quando diz a si mesma: ‘Eu faço tudo, mas acabei, não vou mais fazer ‘, vem o Espírito”, observou.

O Papa convidou a rezar pela “esterilidade de egoísmos, de poder” que se encontra nas comunidades católicas.

“Que este Natal faça a nossa Igreja aberta ao dom de Deus, que se deixe surpreender pelo Espírito Santo e seja uma Igreja que faça filhos, uma Igreja mãe. Mãe. Muitas vezes eu penso que a Igreja nalguns lugares é mais empresária do que mãe”, concluiu.

Anúncios

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de "Kerigma, A Proclamação da Palavra". Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s