Vaticano: Papa propõe Natal «verdadeiramente cristão»

Cidade do Vaticano, 21 dez 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco convidou hoje no Vaticano a viver um Natal “verdadeiramente cristão”, menos centrado em aspetos exteriores, e deixou votos de “esperança”, “alegria e fraternidade” para esta celebração.

“Confiemo-nos à interecessão da nossa Mãe e de São José para viver um Natal verdadeiramente cristão, livres de toda a mundanidade, prontos a acolher o Salvador, o Deus connosco”, disse, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, para a recitação do ângelus.

Num espaço já decorado com a tradicional árvore e um presépio em tamanho real, Francisco centrou a sua reflexão no nascimento de Jesus “no coração de cada cristão”.

“Cada um de nós é chamado a responder, como Maria, com um ‘sim’ pessoal e sincero, colocando-se totalmente à disposição de Deus e da sua misericórdia, do seu amor”, declarou.

O Papa disse aos presentes que Jesus “passa” e “bate à porta” do coração de cada um, “muitas vezes envia um anjo”.

“Quantas vezes não nos apercebemos, porque estamos presos, mergulhados nos nossos pensamentos, nos nossos assuntos e até mesmo, nestes dias, nos nossos preparativos de Natal”, alertou.

Segundo Francisco, quando se sente o desejo de “ser melhor” é “o Senhor que bate à porta” e faz sentir “o desejo de estar mais perto dos outros, de Deus”.

“Se sentes isso, para. É o Senhor que está aí. Vai rezar, talvez à Confissão, limpar um pouco… isso faz bem. Lembra-te: se sentes esta vontade de melhorar, É ele que bate à porta, não o deixes ir embora”, referiu.

O Papa apresentou o exemplo de Maria e José, capazes de “acolher com total abertura de espírito Jesus”, que vem trazer ao mundo “o dom da paz”.

“O dom precioso do Natal é a paz e Cristo é a nossa verdadeira paz. Cristo bate à porta dos nossos corações para dar-nos a paz, a paz de espírito. Abramos as portas a Cristo”, apelou.

Após a recitação do ângelus, Francisco voltou a insistir na necessidade de estar atento ao “Senhor que passa” neste Natal.

Esta segunda-feira, o Papa vai promover o tradicional encontro de Natal com a Cúria Romana, a que quis acrescentar, em seguida, uma audiência especial na sala Paulo VI para todos os trabalhadores da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano, com os respetivos familiares.

Na quarta-feira, a ‘Missa do Galo’, na véspera de Natal, vai iniciar-se 21h30 locais (menos uma em Lisboa), na Basílica de São Pedro, e a bênção ‘Urbi et Orbi’, no dia 25, ao meio-dia de Roma, antecedida pela mensagem natalícia do Papa.

 

Via: Agencia Ecclesia

Anúncios

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de "Kerigma, A Proclamação da Palavra". Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s