As famílias ainda cultivam a tradição de ir para a Igreja na noite do Natal?

Os cristãos sim. Não falo dos cristãos de nome, cristãos inerciais (cristãos porque ainda não apareceu outro credo no qual crerem ou outro ateísmo para professarem…); falo dos cristãos verdadeiros: aqueles que amam e seguem e obedecem a Cristo e Nele colocam toda a esperança. Esses vão à santa Missa no Natal, seja na Noite santa como também durante o Dia sagrado do 25 de dezembro.

É preciso compreender que, para um cristão, não há absolutamente celebração alguma do Natal ou da Páscoa sem a participação no Sacrifício eucarístico. É na Santa Missa, na Divina Eucaristia que tudo quanto o Senhor Deus realizou para nos salvar torna-se sempre de novo presente com todo o poder e dinamismo salvífico. A cada ano, a santa Natividade do Senhor faz-se presente realmente na Eucaristia. Nós cantamos: “Bendito o que vem em Nome do Senhor!” E Ele vem realmente: o Cristo nosso Deus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Deus nascido da Virgem para nossa salvação! Isto somente pode acontecer na sagrada Liturgia por atuação soberana do Santo Espírito do Cristo! Fora disso, o Natal não passaria de recordação de um passado que já não pode voltar!
Assim, dito de outro modo: somente o cristão, unido ao Senhor pelo Batismo, pode realmente celebrar o Natal, a Páscoa e demais solenidades cristãs, porque é na sagrada Liturgia que o passado, agora assumido gloriosamente no Céu, torna-se real e ativamente presente no Altar para que participemos realmente dos eventos salvíficos que nos dão a Vida divina!

 

Henrique Soares da Costa

Anúncios

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de "Kerigma, A Proclamação da Palavra". Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s