Um católico pode participar de um culto protestante?

Esta dúvida é muito frequente, devemos ser muito cautelosos e vigiarmos.

  Praticamente todos nós católicos, já fomos convidados a participar de algum culto de alguma das muitas seitas protestantes, pelo menos uma vez na vida, seja por um amigo, por um familiar ou colega de trabalho. Primeiramente devemos entender que, quando algum herege nos faz este convite, o que ele tem na mente é achar que você católico vive na mentira e deve se converter a uma pseudoverdade. Infelizmente é isso que eles pensam, sem generalizar, nos lembrando que mesmo estando fora do Corpo Místico da Igreja, existem muitas pessoas de bem e que estando elas na ignorância, nunca teviveram contato com a verdade, vivem sua fé sem atacar os católicos.

Antes de qualquer coisa, devemos ser convictos da fé que professamos, conhecer a verdade pura. Saber que só existe UMA única Igreja, Santa, Católica e Apostólica, a qual Jesus fundou. Saber que não existe Eucaristia em nenhuma seita, o pão de padaria que eles usam apenas como demonstração, não tem nada a ver com o Cristo VIVO que se faz presente no altar, o suco de uva não tem nada a ver com o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Conhecer as Sagradas Escrituras, a Tradição e o Magistério da Igreja, para não ser enganado por Satanás que usa de uma “bíblia” alterada que ele usa para perder as almas dos ingênuos, saber que foi a Igreja que compilou a Bíblia, e sem ela, não existiria este livrinho protestante adulterado. Ter plena fé na intercessão da Santíssima Virgem Maria e conhecer as aparições de suas mensagens. E saber que: “FORA DA IGREJA CATÓLICA NÃO HÁ SALVAÇÃO.”.

Se você católico (a), conhece verdadeiramente a Igreja de Cristo, crê piamente na Sagrada Eucaristia e conhece o poder que o Espírito Santo jorra sobre seu povo, nunca vai se deixar enganar pelos lobos vestidos em peles de cordeiro. É impossível uma pessoa católica de verdade, abandonar a barca e ir para as Sinagogas de Satanás, pois a Santa Igreja nunca perdeu nenhum fiel, apenas os que não conheciam realmente a fé que frequentavam e nem sabiam o que era aquele “pãozinho” que comiam no Domingo de manhã. Devemos lembrar que os “mornos serão vomitados” (Ap 3:15-16).

Se você não sabe o que dizer quando recebe um convite para visitar alguma seita, diga a verdade e não a esconda, é melhor salvar uma alma pela verdade plena do que deixar uma pessoa morrer na ignorância e ser condenada ao fogo eterno. Diga que você, como pertencente a Igreja VERDADEIRA de Cristo, não tem permissão para frequentar nenhum culto protestante, pois quem ora com herege, torna-se herege.

Pois bem, tratamos especificamente da participação dos católicos nos atos de culto dos protestantes. Dela se ocupa o famoso e autorizado Fr. Teodoro da Torre Del Greco, OFMCap, em seu manual de teologia moral:

A participação ativa ‘in sacris’ é absolutamente proibida (…).

Não é lícito pedir os sacramentos a um herege, salvo em perigo de morte e contanto que ao recebê-los em tal urgência, não seja interpretado, dadas as circunstâncias, como adesão à tal seita.

(…) É proibido cantar juntamente com acatólicos nas suas funções religiosas, tocar órgão ou qualquer instrumento. Não é proibido recitar, privadamente, com um herege, orações, contanto que não contenham nada contra a fé e não haja escândalo.

Pode ser tolerada a presença passiva ou puramente material por razão de conveniência civil ou de cortesia, e por causa grave, estar presente a funerais, ou casamentos e solenidades semelhantes, contanto que seja sempre remoto o perigo de perversão ou de escândalo.

Na dúvida, compete ao Ordinário julgar da gravidade da causa. Assistência passiva significa mera presença material, sem nenhuma participação, ao menos externa, nos ritos sacros; por isso não se pode orar, cantar em coro, etc. Não participa, porém, aquele que, entrando num templo acatólico, descobre a cabeça, senta-se, se os demais o fazem, levanta-se como os outros, se o faz para evitar singularidade.

(…)

Contanto que não haja escândalo, podem visitar os seus templos.” (Teologia Moral, n. 117, II, 1)

Em resumo, um católico só pode ir a um culto protestante se houver necessidade ou conveniência (um casamento, uma formatura, uma apresentação artística inserida no culto e que importe em sua real adequação). E, mesmo assim, não deve participar do culto ativamente, apenas de modo passivo. Pode, entretanto, fazer certos gestos (sentar-se, ajoelhar-se, ficar de pé, descobrir a cabeça, colocar véu etc.), se o faz para impedir qualquer estranheza e singularidade, evitando toda contaminação doutrinária e todo o perigo de defecção da fé católica.

Não se deixe contaminar pelas músicas e “mundanização” das seitas protestantes. Pois Satanás usa de muitos artifícios para perder as almas, ele está a todo momento tentando nos levar para a divisão em Cristo, devemos ser vigilantes e repreender todas estas divisões. Pois se participarmos de tais Sinagogas a qual Satanás criou por inveja da Igreja de Cristo, estaríamos nós também sendo divisores e falsos. Não seja simpatizante da divisão, ela não é bonita e deve ser expelida para o Inferno junto com seu criador. Que o Espírito Santo de Deus, nos dê o discernimento, para não misturarmos luzes e trevas. Em breve Jesus virá para buscar sua Noiva, sua Igreja, que espera ansiosa para o encontro com o Amado, Maranathá!

Nossa Senhora da Defesa, rogai por nós.

     São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate.

 

Via Religião e Familia

Anúncios

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de "Kerigma, A Proclamação da Palavra". Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s