Alerta de textão… Sobre o beijo de língua

Como pediram em um post, vou procurar demonstrar através do ensinamento da Igreja, e dos ensinamentos dos teólogos, que o beijo de língua é sim um pecado e não depende de ser ou não uma ocasião de pecado…

Parto de dois princípios, o primeiro é o argumento do Pe Lodi e do Pe Paulo Ricardo, e o segundo um argumento que ouvi uma vez de pessoas que participaram de um retiro para jovens na obra dos Santos Anjos…

O argumento do Pe Lodi, que também é usado pelo padre Paulo Ricardo no vídeo que ele fez a respeito, parte do seguinte princípio: O Beijo é uma prévia para o ato sexual. Oras, sendo uma prévia do ato sexual qual é o sentido de beijar-se de língua? Ter uma prévia da relação sexual, sendo que ela não vai ser completada? Logo, partindo deste princípio, não é que o ato de beijar é pecado dependendo da situação e da pessoa, mas o simples ato de beijar de língua fora da união matrimonial, já em si pecaminoso.

Por outro lado o argumento da Obra dos Santos Anjos, parte da ideia de que o beijo de língua desde a antiguidade é considerado uma maneira de duas almas se unirem. É uma união que vai além do ato meramente físico para apontar para o Céu. Como qualquer ato sexual feito fora da relação sexual carece de sacralidade e carece de significado espiritual, assim também um beijo de língua, não é mais do que um refúgio dos que querem se resguardar sexualmente até o casamento, mas que no fundo acaba tão sem significado e portanto tão pecaminoso, quanto o próprio Ato sexual.

Um terceiro ponto que gostaria de levantar é sobre a opinião dos Moralistas. Os moralistas são unânimes em condenar o beijo de língua, mas por outro lado eles levantam algumas brechas para outro tipos de beijos, desde que não levem ao risco de pecar. Veja que interessante. Se os moralistas não considerassem o próprio ato de beijar de língua como pecaminoso, qual seria o sentido deles levantarem uma brecha para beijos (não de língua) e abraços em algumas situações, sendo que para o beijo de língua eles nunca foi levantaram nenhuma brecha? Portanto, baseado em tais argumentos é evidente que o pecado do beijo de língua não pode ser considerado subjetivo (ou relativo como queiram), mas é em si já um ato pecaminoso.

Além do mais os beijos de língua normalmente são dados com o intuito de despertar ao menos o prazer sexual, mesmo que posteriormente a relação sexual não seja levada a cabo. Neste sentido o Magistério da Igreja já condenou teses de moralistas laxistas que diziam que o beijo de língua não passava de pecado venial:

Um documento de autoria de Alexandre VII, censurava como escandalosa e portanto proibia a seguinte opinião:

40. É opinião provável a que diz que o beijo dado
pelo prazer carnal e sensível que provém do beijo é
somente pecado venial, desde que se exclui o perigo
de um envolvimento posterior e da polução. (Denzinger 2060)

Portanto quando falamos de beijo de língua não estamos apontando uma opinião onde haja liberdade para falarmos o que quisermos, ou mesmo estamos tratando de uma questão relativa. O Beijo de língua é objetivamente um pecado e à Igreja já se manifestou sobre isso. Não tem choro. É procurar mudar e viver segundo nos manda a santa Madre Igreja.”

 

Autor: Luiz Felipe Nanini

Anúncios

LEIA ANTES: os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição de "Kerigma, A Proclamação da Palavra". Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. O espaço para comentários é encerrado automaticamente após quinze dias de publicação do post.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s